quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Avós do Coração

Contar histórias estimula a comunicação entre idosos e crianças
Por Rod Reis

O Projeto Avós do Coração, realizado todas as sextas-feiras das 9h às 11h na sala de alfabetização na Casa do Idoso do centro, tem a participação de 12 usuários da unidade e crianças de um a oito anos de idade, matriculadas em creches municipais, entidades sociais e escolas da rede pública ou privada.

Com uma ação sócio-educativa, o projeto busca promover a comunicação Intergeracional entre idosos e crianças. O objetivo é criar um elo afetivo de respeito mútuo e valorização da pessoa idosa. As histórias contadas pelos idosos são baseadas nas datas comemorativas como Páscoa, Folclore, Natal, Dia das Crianças, Dia do Idoso entre outros.


Há seis meses o aposentado Geraldo Galvão Filho, 63 anos, participa do Projeto Avós do Coração. Apesar do pouco tempo, ele afirma que o resultado do trabalho é maravilhoso e faz muito bem. “O mais importante é o sentimento que existe aqui”, completou.


Para Doralice Ferreira Guile, 65 anos, o projeto é excelente. “Trabalhar com crianças é o que eu sempre quis, minha autoestima melhorou. As crianças têm felicidade e alegria”, disse. Doralice, que participa do projeto desde 2011 e não pensa em sair tão cedo.

A aposentada Ivanete Amaro, 62 anos, falou que o projeto é extremamente gratificante. “É muito bom trabalhar com as crianças, isso acaba sendo um complemento em nossa vida”, falou.

Animado e com uma alegria contagiante, Pedro Pires Vieira, de 63 anos, é um exemplo a ser seguido. Para ele, o projeto também é ótimo, principalmente por adorar apresentar teatro para as crianças. “Eu era triste, deprimido e com o Projeto Avós do Coração eu mudei da água para o vinho. Hoje sou feliz e alegre. O projeto me trouxe vida”, confessou.


Com um enorme amor pelo projeto, que considera maravilhoso, Dulcemar Damielle, de 78 anos, é a “vovó” do grupo. “Eu sempre trabalhei com criança, eu gosto de crianças e essa atividade é ótima”, disse Dulcemar Damielle.


O Projeto Avós do Coração existe desde 2010 e foi idealizado pela professora aposentada Maria Guimarães dos Santos, usuária da Casa do Idoso, juntamente com a assistente social Diva Maria da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário