quinta-feira, 13 de setembro de 2012

História da AIDS nos últimos 30 anos

Por Rod Reis

Os primeiros casos de AIDS foram detectados nos Estados Unidos, Haiti e África Central, o vírus foi descoberto e definido como AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida). Em 1980 aconteceu o primeiro caso no Brasil na cidade de São Paulo. Somente em 1982 a doença foi classificada como AIDS.

A partir de 1981 a autoridade de saúde pública dos Estados Unidos começa a se preocupar com a nova e misteriosa doença. Em 1983 foi relatada a primeira notificação da doença em uma criança. Já em 1997 a situação começou a melhorar com o Programa Nacional de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS.

Por ser um doença nova e misteriosa a qual ninguém sabia informar nada, com o passar dos anos estudos, medicamentos e ONGS (Organizações Não Governamentais) foram criadas. AIDS passou a ser mais divulgada.
Em 2008 foi realizado o VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, em Florianópolis. Em 2009 o Programa Nacional de DST e AIDS torna-se departamento da Secretária de Vigilância em Saúde de Ministério da Saúde. Em 2010 os governos do Brasil e da África do Sul firmam parceria inédita para distribuir 30 mil camisinhas e folders sobre a prevenção da AIDS e outras DST durante a Copa do Mundo de Futebol.

Aconteceu também o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS em Brasília (Distrito Federa). Não esquecendo da IV Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola (SPE), em Brasília.
Comparando o Ano da Descoberta onde médicos e cientistas não tinham conhecimento de nada e a grande informação que temos hoje ajudou muito na luta contra a AIDS. Programas de prevenção em escolas, propagandas em televisão incentivando o uso da camisinha e a alta tecnologia a nosso favor pode e vai colaborar muito na luta contra o HIV.

3°Edição da Revista HEY! Entretenimento no melhor estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário